segunda-feira, 7 de julho de 2008

40 anos de Maio 68. Balanço.















































































Em França, começou a preparar-se a comemoração da efeméride quadrigenária, do Maio de 68, nos primeiros meses deste ano, vindo já da rentrée do ano passado. Ao todo, 150 obras lançadas ao público, para aplacar a sede de conhecimento do fenómeno de há 40 anos.

A revista Lire, deste mês ( Julho e Agosto), aponta o balanço da festa editorial e titula a pequena nota: "sous les pavés...le bide".

Segundo a revista, a publicação que mais vendeu, sobre o assunto, este ano, foi a obra Mai 688 raconté à ceux qui ne l´ont pas vécu, de Patrick Rotman. Total de vendas: 15 mil exemplares!
A obra bem publicitada de Glucksman, pai e filho, vendeu cerca de 7 800 exemplares! Fraca colheita.

Parece que em França, pouca gente deu importância à efeméride.
Ainda assim, as publicações que deram capa ao assunto, foram várias. Como acima se pode ver.

Antes disso, em Junho de 1968, a colecção Quid era inaugurada com um número inteiramente dedicada ao assunto do momento. Trinta anos depois, em 1998, era a vez da revista Marianne, dedicar um número substancial ao assunto.


























Entre todas as publicações periódicas que dedicaram números especiais, à efeméride, destaca-se esta, VSD, com 40 páginas de magníficas fotografias da época. E assim se fecha o ciclo das comemorações editoriais sobre o Maio de 68.



No capítulo dos livros, este parece-me incontournable. O autor foi um dos participantes directos. Antigo tortskista, milita hoje no PS francês...nas instâncias europeias.




1 comentário:

MARIA disse...

Um prazer lê-lo e uma fonte de informação e conhecimento particularmente priviligiada pela sabedoria.
JOSÉ :
Feliz Natal e Feliz 2012 para si e todos os seus!
Passei no Loja de Esquina e lá recordei Dylan. Dele, uma lembrança singela natalina para si : http://youtu.be/wriK1SH4jo8

Saudações bloguisticas, um beijinho sempre amigo

Maria